Cultura empresarial: o que é, qual a sua importância e benefícios

Alinhar a relação dos colaboradores com as necessidades da empresa nem sempre é a tarefa mais fácil. Mesmo oferecendo bons benefícios, se a cultura empresarial não for boa o suficiente, a situação provavelmente irá dar para o torto.

A cultura organizacional é um dos meios para uma empresa estabelecer os seus objetivos de negócio.

Esta destaca-se como um recurso estratégico, e para existir, é necessário saber como determinada empresa se posiciona no mercado, e o que é que a distingue das outras. 

Continua a ler para descobrir tudo sobre cultura empresarial ou organizacional.

O que é a cultura organizacional ou cultura de empresas?

Mas afinal, o que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é, essencialmente, o que se faz e como se faz no local de trabalho. É a soma dos sistemas e comportamentos, valores formais e informais de uma empresa, que acabam por criar uma determinada experiência para os colaboradores e clientes.

O como inclui tanto os sistemas formais como os comportamentos informais. Por exemplo, numa empresa podem utilizar o Teams como meio de comunicação (sistema), e noutra, podem gritar com um colaborador para fazer passar o seu ponto de vista (comportamento). 

A cultura empresarial é um processo mutável, modificando-se consoante novas influências e adaptando-se constantemente. Contudo, para que a cultura organizacional seja sólida, as empresas têm sempre de ter definidos três fatores: a missão, a visão e os valores. 

  • A missão é o propósito da organização, o motivo pelo qual a empresa existe. 
  • A visão é o lugar onde a empresa quer chegar.
  • Os valores são os princípios que movem a empresa, e que estão diretamente ligados ao comportamento. 

Se estes três pilares da empresa estiverem bem definidos e alinhados com a tua cultura, estarás num bom caminho para alcançar os objetivos da tua organização. 

Como identificar a cultura da minha empresa

Se estás na dúvida sobre como identificar a cultura da tua empresa, é mais simples do que pensas.

Pergunta aos teus colaboradores. 

Ouve as pessoas da tua empresa a descreverem a cultura da tua empresa. Poderá ser algo do género “aqui sentimo-nos à vontade para partilhar ideias uns com os outros, existe entreajuda e trabalho em equipa”. 

Além disso, se a tua empresa tiver benefícios como férias extra ou ilimitadas e outras políticas inovadoras, isso pode ajudar a moldar a cultura da empresa, mas não são o suficiente para que os colaboradores sintam que é uma empresa excelente para se trabalhar. A experiência do colaborador é mais importante, e ele tem de se sentir bem no ambiente de trabalho. 

Como nasce a cultura de uma organização

Como referido anteriormente, os princípios, crenças e valores dos líderes são a origem da cultura de uma empresa. 

Estes definiram o modelo de gestão, detêm o poder máximo na empresa, e também impõem as suas convicções pessoais no que fazem, bem como têm o seu próprio método de “fazer acontecer”.

Adicionalmente, existem 5 elementos que influenciam na formação da cultura organizacional: 

Comunidade

Influencia a cultura da empresa, ao interagir, fornecendo e adquirindo os recursos económicos necessários para o funcionamento da empresa.

Cliente

Pode modificar a cultura a partir de suas expectativas.

Tamanho da organização

Impacta a cultura quanto à delegação de poder e responsabilidades.

Natureza jurídica do proprietário

O facto de a empresa ser pública ou particular determina os níveis de corporativismo.

Aspectos tecnológicos

Representam a materialização de alguns valores a respeito de tempo, qualidade, empregabilidade, dimensionamento das atividades, etc.

Importância da cultura organizacional

A cultura organizacional é como uma bússola, que orienta de forma natural os caminhos que devem ser seguidos. Não só guia as decisões, como prepara a empresa para o futuro. 

Quando não há uma cultura empresarial forte, tanto os gestores como as equipas ficam perdidos e sem rumo. A sensação que permanece é de incerteza sobre o que deve, ou não, ser feito, e com que finalidade, e haverá dúvidas sobre qual a missão e os valores que estão presentes na empresa, o que irá prejudicar a produtividade.

Se não existem certezas sobre políticas internas e externas, os colaboradores passam a fazer as coisas como acham melhor, sem um grande padrão ou consistência, o que acaba por criar um ambiente desorganizado. 

Desta forma, a cultura organizacional encoraja o desenvolvimento dos colaboradores e promove um ambiente de competição saudável. Demonstra quais são as expectativas da empresa e como as pessoas devem agir, respeitando o posicionamento e as características individuais de cada um. Os colaboradores têm a ideia exata do que devem fazer, já que as metas da empresa são colocadas como objetivos coletivos.

Quanto mais o ambiente de uma empresa for saudável, mais os colaboradores deixarão de se preocupar com questões externas e passarão a dedicar o seu tempo a tarefas importantes, tornando-se mais produtivos. 

E o que é que uma boa cultura organizacional pode trazer mais?

Atração e retenção de talentos

Empresas que têm uma cultura sólida, têm também mais força no que toca a espalharem a mensagem da tua marca. Isso acaba por atrair potenciais talentos, aumentando também a retenção de colaboradores na empresa. 

Segundo estatísticas recentes, existe uma maior probabilidade de colaboradores ficarem mais tempo em determinada empresa, se gostarem e se adaptarem à sua cultura organizacional.  

Posto isto, a estratégia de reter bons talentos numa empresa está diretamente ligada à etapa de Recrutamento e Seleção. Se fizer contratações mais assertivas, conseguirá agregar a pessoa ideal, que tem um fit cultural com o seu negócio e ainda dispõe de todas as competências necessárias. 

Resumindo, boas contratações ajudam a reduzir o índice de turnover dos funcionários, melhorando a retenção. E desta forma, contribuindo positivamente para a cultura organizacional.

Autonomia

Tipicamente, as equipas mais autónomas são as que têm uma cultura organizacional sólida e positiva. Os gestores não precisam de repetir regras ou tarefas implícitas, pois todos já as incorporaram na sua rotina e seguem-nas religiosamente.

Processos mais ágeis

Quando todos incorporam a cultura organizacional, os processos da empresa tornam-se mais ágeis e naturais uma vez que todos sabem como agir e cumprem com a sua parte.

Melhor ambiente de trabalho

Uma cultura organizacional saudável e bem estruturada torna o ambiente de trabalho melhor. Os colaboradores irão sentir-se mais envolvidos e relacionar-se-ão de melhor forma. 

Tipos de cultura empresarial

Handy lançou uma obra denominada “Como Compreender as Organizações”, em 1976. Nesta, fala sobre quatro tipos de cultura

1. Cultura Do Poder

É caracterizada pela centralização e concentração do poder nas mãos do gestor ou CEO, que age como se estivesse no meio de uma teia.

A partir da sua visão, o líder movimenta cada departamento da empresa.

2. Cultura De Papéis

Faz referência a uma cultura com base na burocracia, na qual prevalecem regras e processos bem estruturados.

3. Cultura Da Tarefa

Corresponde a uma cultura mais flexível, centrada em projetos e resultados. 

Numa versão moderna, pode referir-se a ambientes horizontais, onde não há hierarquia, e até a estruturas inovadoras como o modelo de negócio das startups.

4. Cultura Da Pessoa

Prioriza o bem-estar e o desenvolvimento dos talentos dos colaboradores, vistos como essenciais para o sucesso da organização.

Benefícios, planos de carreira e incentivo aos estudos são características marcantes dentro das empresas que adotam esse tipo de cultura.

Seja qual for o cenário que despertou o teu desejo de mudar e implementar uma cultura organizacional forte, acredita que esta transformação é possível desde que a liderança esteja disposta a adaptar os componentes da cultura empresarial.

Conselhos para construir uma boa cultura de empresa

Aqui está um passo-a-passo para construir uma boa cultura de empresa:

Encontra os valores da tua empresa

Pensa sobre os valores base que desejas que estejam assentes na empresa. Seja ética, responsabilidade, transparência, encontra os mais importantes para ti e lista os elementos-chave que a empresa deve priorizar.

Agenda uma reunião com uma equipa estratégica que será a portadora desses valores, assumindo a responsabilidade de partilhá-los com os restantes colaboradores. Se se tratar de uma empresa pequena, podes convidar simplesmente todos os membros da equipa. 

Transmite os teus valores

Os valores da tua empresa merecem destaque em cada sala de reunião, evento, apresentação, canal e material utilizado para a comunicação da empresa, seja interna ou externamente.

Este é o caminho para que os colaboradores e clientes compreendam, absorvam e passem a relacionar os valores à empresa.

Incentiva boas práticas

Considerando que a cultura é o carácter da empresa, é crucial recompensar as ações que apoiam os valores da organização.

Nesse sentido, faz uma pesquisa para avaliar os eventos que já acontecem na empresa, tanto formais como informais, e cria programas para reforçar aqueles que estão de acordo com as prioridades.

Monitoriza e aperfeiçoa a cultura

Conhecer o público-alvo é importante, mas conhecer os colaboradores da tua empresa é igualmente importante. 

Desta forma, não te esqueças de monitorizar a percepção que eles têm a respeito da empresa, do mesmo modo que monitorizas a satisfação dos clientes. Convém que seja um feedback regular. 

Sempre que encontrares alguma tendência negativa, pergunta o que pode ser feito para melhorar a empresa e aplica mudanças conforme necessário.

Encontra as pessoas certas

Tenta recrutar as pessoas certas, que se identifiquem com a tua cultura organizacional. 

Preocupa-te já desde início com isto para que identifiques as pessoas com maior compatibilidade com a empresa e aumentes a retenção dos teus colaboradores.

Divulga regras expressas e cultiva regras implícitas

Existem certas regras numa empresa que precisam de ser bem explícitas. Por exemplo, as regras de uso da cozinha, que são, em muitos casos, normas simples, mas que contribuem para um maior conforto no ambiente de trabalho.

É importante falar destas regras a colaboradores novos, por exemplo, e relembrá-los que poderam ser advertidos caso não as sigam. 

Regras implícitas consistem em comportamentos adotados pelos colaboradores, mas que não estão previstos em contratos ou papéis. É o caso, por exemplo, de uma empresa em que o trabalho de equipa e a entreajuda são muito presentes.

Não se pode escrever propriamente um papel que alerte para isto, mas esse comportamento pode ser reforçado com elogios ou recompensas, por exemplo. 

Em suma, a cultura organizacional dá aos membros de uma empresa uma identidade, facilita o comportamento coletivo, encoraja a integração e cooperação entre as pessoas e ajuda a dar sentido às suas ações internas.