Todos os empresários, em todos os negócios, em todo o mundo, perseguem o mesmo objetivo: aumentar as vendas do seu negócio. De facto, é uma das metas mais procuradas por gestores de empresas, constituindo-se como um fator fulcral para a saúde de uma empresa. É tão importante, e lucrativo, que muitos desenvolveram grandes negócios do zero a partir do aconselhamento de organizações sobre como melhorar os seus números de vendas.
Contudo, as empresas apresentam muitas dificuldades em aumentar as suas vendas. E tentam (quase) tudo para tal: passam por várias iterações e ajustes, desde o seu plano de marketing ao design do website, e obtêm resultados mistos.
E se eu te dissesse que aumentar as tuas vendas não necessitas de um esforço enorme da tua empresa ou de pagar quantias exorbitantes a um consultor? Apresento-te então 15 técnicas que podes aplicar no teu negócio para aumentares as vendas.
- Considerar os fatores comerciais dos clientes
Para desenvolveres uma estratégia robusta de geração de novos contactos (leads), molda as comunicações do teu marketing em função dos fatores comerciais dos clientes. Realiza pesquisas acerca dos seus principais desafios e de seguida comunica-lhes de que forma a tua empresa é a melhor solução para ultrapassarem essas adversidades. Líderes de negócios devem ser altamente responsivos aos objetivos atuais dos seus clientes para manterem a sua posição no mercado e poderem crescer.
- Estar presente com clientes e potenciais clientes
Vendas é uma atividade que só se realiza quando estás presente. Se não estás com os teus clientes, ou potenciais clientes, não conseguirás vender. Cultiva o hábito de estar presente com uma atitude de “que mais posso fazer por si?” e “como posso ajudá-lo?”. Estas questões irão ajudar-te a concentrares-te nos resultados para a outra parte, permitindo-te teres uma ideia mais clara de como podes ser útil, e são a base de uma relação sólida.
- Analisar a adequação do produto ao mercado
Não há dúvidas de que o produto certo no mercado errado está condenado ao fracasso. Urge, por isso, inserir o produto num mercado onde possa triunfar. A diferenciação competitiva com a capacidade de resolver problemas-chave com valor acrescentado ajudará com certeza a aumentar as vendas. Procura de que forma o teu produto/serviço poderá oferecer algo extra para o adequar ao mercado que pretendes.
- Ter uma proposta de valor única
Ter uma proposta de valor que seja procurada é essencial. Por muito que o produto ou serviço que ofereces seja excelente, se existirem muitas outras empresas que fazem o mesmo que tu e com a mesma qualidade, torna-se difícil diferenciares-te e, consequentemente, aumentar as vendas. Mas quando dás um valor real, impactante aos clientes, ganhas a sua lealdade.
- Ter estratégias de marketing consistentes
Os negócios nem sempre prosperam. Em certas alturas apresentam um crescimento notável, noutras têm dificuldades em crescer. Ter estratégias de marketing consistentes, quer seja com uma equipa profissional ou apenas tu mesma se o negócio for pequeno, ajudará a aumentar as tuas vendas. Podes, por exemplo, fazer os teus próprios vídeos – desenvolvendo, no processo, o teu próprio estilo de marca – ou escrever artigos e publicá-los no teu blog.
- Aumentar o ticket médio e a frequência de compras
Está mais que provado que é 10 vezes mais fácil vender a um cliente existente do que a um novo cliente. Procura produtos/serviços complementares que possas adicionar à venda atual. Depois, aumenta a frequência de compras. Podes aplicar um desconto a clientes que compram com determinada frequência ou gastam determinado valor, por exemplo, de forma a incentivares novas compras.
- Focar nos clientes existentes
Uma vez cliente, sempre cliente. Esta frase deve guiar os teus comportamentos no mundo dos negócios. Sê proativo, contacta regularmente os teus clientes, mesmo que seja apenas para saber se está tudo bem a nível pessoal e profissional. Não tenhas receio de lhes perguntar se conhecem alguém que precise dos serviços da tua empresa e de pedir que facilitem o processo de recomendação. Além disso, procura acrescentar valor ao teu produto.
- Focar na razão pela qual os clientes compram
Tudo começa de forma simples: porque razão os consumidores compram? Se souberes o que os motiva a comprar, estás um passo mais próximo de vender mais. Faz com que a tua empresa forneça a resposta a esta pergunta, e as tuas vendas aumentarão.
- Fazer upsell de um serviço adicional
Quando estás a vender algo a um cliente, tenta perceber se consegues vender uma versão mais sofisticada e completa do produto original que pretendiam comprar. Deves demonstrar um incentivo extra para que o cliente seja tentado a adquirir o produto mais avançado, garantindo uma receita maior para ti.
- Ter uma chamada para ação clara
Garante que existe sempre uma chamada para ação (em inglês, call to action) em cada ponto de interação com o cliente. Estás a aumentar a tua rede de contactos (potenciais clientes)? Então deixa um cartão de negócios com um contacto para agendarem uma chamada, por exemplo. Divulga o link do teu website nas tuas redes sociais. São ações simples, muitas vezes subvalorizadas, que podem ajudar-te a vender mais.
- Definir a persona do teu negócio
A persona é uma personagem semi-ficcional que representa o cliente ideal da tua empresa. Apresenta as caraterística do mesmo e permite-te moldares as tuas estratégias para que estejam adequadas ao teu mercado. Se souberes qual o público-alvo que deves abordar, aumentas a probabilidade de venderes.
- Identificar o problema que se está a resolver
Independentemente da nossa profissão, todos trabalhamos para resolver o problema de alguém. Saberes qual o problema essencial que a tua organização é capaz de satisfazer é um passo muito importante para aumentares as vendas. É bastante difícil vender algo que não sabemos bem a sua função, o problema que ajuda a resolver. Mas se tiveres claro de que forma podes contribuir para ajudar um consumidor, colocas-te mais perto da venda.
- Fazer publicidade
Não raras vezes faz sentido gastar dinheiro para fazer dinheiro. Uma campanha de publicidade bem planeada e executada é um investimento na tua empresa. Basta conhereces quem é a tua audiência, onde a queres abordar e por quanto tempo. Podes fazer campanhas em motores de busca (Google Ads, por exemplo) ou em redes sociais (Instagram Ads, por exemplo), entre outros.
- Vender o benefício, não o produto
Outro dos pontos fundamentais no que toca a vendas. Deves perceber que um consumidor não compra o produto, compra o resultado que o produto lhe proporciona. Utiliza uma mentalidade de “ajudar” e não de “vender” quando promoves os teus produtos/serviços. Lembra-te, a tua função é ajudar o cliente a resolver determinado problema.
- Ter uma mensagem clara
Regra geral, as pessoas confiam em quem as compreende e o mesmo verifica-se para marcas e empresas: uma mensagem clara aquando da promoção de um produto/serviço é crítica para que os consumidores confiem na tua organização. Define um ou dois benefícios-chave que o produto oferece e expõe-nos claramente na tua estratégia de marketing e vendas.
Para concluir, aumentar as vendas é um desafio comum para empresários e negócios em todo o mundo. Lembra-te de que o sucesso nas vendas, muitas vezes se resume a compreender e atender às necessidades dos consumidores de forma eficaz e consistente. Ao implementares estas técnicas e ajustá-las à tua situação específica, estarás bem posicionada para aumentar as tuas vendas e construir relacionamentos sólidos com os clientes.