A missão, a visão e os valores constituem a trindade que define a identidade e propósitos de uma empresa.
Frequentemente negligenciados, a missão, a visão e os valores constituem parte fulcral de qualquer negócio pois norteiam as suas atividades. São o conjunto de diretrizes fundamentais que regem uma organização. Estes três conceitos são, por assim dizer, o cartão de cidadão de uma empresa. Representam a forma como a empresa se pretende posicionar no mercado e quer ser vista pelos seus clientes, parceiros e colaboradores. Estes três conceitos costumam ser estabelecidos no início de uma organização podendo, contudo, ser alterados à posteriori.
Muitos gestores e empreendedores não fazem ideia do que representam a missão, a visão e os valores de uma empresa. E como não sabem o que representam, não têm noção da sua importância e valência para o seu negócio.
A missão responde à questão “Quem é a organização?”, os valores à pergunta “O que valoriza?” e a visão a “Em que direção se move?”.
Missão
A missão é o objetivo síntese da empresa. Trata-se da afirmação do motivo da existência da empresa e da sua finalidade. A missão confere a identidade, a razão de ser e tudo o que a empresa pode oferecer ao mercado. Posiciona também o negócio perante clientes, colaboradores e investidores.
Assim, a missão deve ser clara para todos os integrantes da empresa, mas também para os clientes. Todos os atos e decisões devem ir de encontro ao objetivo final da empresa, ou seja, devem estar de acordo com a missão.
De acordo com Peter Drucker, especialista em Administração: “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto; define-se pela sua missão. Apenas uma definição clara da missão é razão de existência da organização e torna possíveis, claros e realistas os seus objetivos”.
A missão deve sempre refletir o que a organização tem de especial e a diferencia das demais e também inspirar e conectar os colaboradores, pois se estes souberem que existem objetivos maiores por trás de cada decisão, tomam em conta a missão nas atividades diárias contribuindo para o crescimento do negócio.
Certas empresas explicam detalhadamente a sua missão, enquanto outros sintetizam-na numa única frase. Por exemplo, a missão do LinkedIn é “Conectar profissionais de todo o mundo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos”.
Visão
A visão aborda o cenário futuro da empresa. É como tirar uma fotografia do futuro e detalhar a empresa depois da implementação do seu plano estratégico. Deste modo, a visão representa onde se quer chegar e o que se pretende alcançar.
Não é necessário descrever formas ou estratégias que devem ser aplicadas para atingir a visão, esta apenas tem que ser clara e realista (exequível). No entanto, como apresenta uma componente temporal, deve ser ajustada ao longo do tempo. Tem também um caráter evolutivo, isto é, quando for atingida, uma nova, mais desafiante e audaciosa, deve ser delineada.
Peter Drucker diz que “Mediante o desafio de planear em ambientes cada vez mais complexos e competitivos, a visão passou a ter importância fundamental na construção do futuro de pessoas, organizações, cidades e países”.
A visão desafia a empresa a sair da zona de conforto, pois propõe que chegue mais além. Por isso, é importante que a visão seja identificada em conjunto com os colaboradores da organização para que seja efetivamente construída com a ajuda destes, servindo como fonte de inspiração.
Valores
Os princípios e crenças que servem como guias e parâmetros para os relacionamentos entre todas as partes envolvidas numa organização constituem os seus valores e são indispensáveis para a concretização da visão. Os valores devem representar aquilo em que a empresa acredita e o que considera inegociável.
Assim, é de extrema importância que sejam compartilhados por todos os colaboradores, pois são eles que representam grande parte das atividades diárias da empresa. Todos os membros da empresa devem agir e, sobretudo, acreditar nos valores. Quando os intervenientes se identificam com os valores da organização e os adotam no seu dia a dia profissional, os resultados são excecionais. Os líderes da organização devem ser os primeiros a praticar os valores da empresa, constituindo uma referência para os colaboradores.
Apesar de existirem certos valores comuns, tais como transparência, profissionalismo e excelência, também devem variar de acordo com o setor em que a empresa opera. Por exemplo, é natural que a inovação e atualização tecnológica contínua sejam mais valorizadas numa startup tecnológica do que numa empresa metalúrgica.
Como definir a missão, a visão e os valores de uma empresa
Aquando da definição da missão, visão e valores de uma organização, deve ocorrer uma reflexão real e sincera entre os líderes, os sócios/acionistas e colaboradores (ou seus representantes) para que os conceitos identificados sejam intrínsecos e significativos.
1. Como definir a missão
Para que represente a empresa e tenha real impacto no dia a dia, a missão deve possuir determinadas caraterísticas:
- Ser uma declaração de alta liderança que sinaliza a direção a seguir no ciclo estratégico em curso;
- Responder com clareza à pergunta “Quais são as nossas maiores prioridades no atual ciclo estratégico?”;
- Direcionar a estratégia para que se conecte à resposta da pergunta anterior;
- Sinalizar as competências necessárias para executar a estratégia definida;
- Definir o alocamento do orçamento.
Em suma, a missão da organização deve responder às questões “Porque existimos? O que fazemos e para quem?”. As respostas serão as bases para a criação da missão.
2. Como definir a visão
A visão indica onde a organização pretende chegar e, como tal, deve apresentar um (ou até vários) objetivo(s) que a empresa se propõe alcançar num determinado período de tempo. De forma a monitorizar o progresso feito em relação ao objetivo devem ser usados indicadores e estabelecidas metas que evoluem consoante as alterações no mercado, setor, concorrência ao longo do tempo.
Algumas questões em que a empresa deve refletir para definir a sua visão:
- Como quer a empresa ser vista no futuro?
- Como pretende que a empresa esteja daqui a 3/5 anos?
- Qual o maior desafio que enfrentam os seus colaboradores?
- Quais são as principais oportunidades que podem surgir?
A par da missão, a visão é o combustível do negócio para atingir os seus objetivos. Numa questão, a visão responde a “Para onde queremos ir?”.
3. Como definir os valores
Se a missão e a visão são o combustível da organização, os valores são o motor. São a luz orientadora das ações da empresa. Importantes tanto na hora de contratar novos colaboradores, como na implementação por parte daqueles que já fazem parte do negócio.
Algumas caraterísticas dos valores organizacionais:
- Claros e objetivos para que todos os compreendam;
- Transparentes para que todos os conheçam, incluindo clientes e todo o mercado;
- Seguidos e praticados por todos os membros da empresa.
Reduzindo a uma pergunta, os valores respondem a “Que princípios orientarão o nosso comportamento e ações?”.
Importância da missão, visão e valores de uma empresa
Os três conceitos, missão, visão e valores são a base da cultura de uma empresa. Ao longo do tempo foram implementados nas atividades diárias de organizações de todo o mundo até se tornarem fulcrais para todos os aspetos do negócio, como acontece atualmente.
A missão, a visão e os valores não se adequam apenas a grandes empresas ou a multinacionais. Pelo contrário! Devem existir também em PMEs (Pequenas e Médias Empresas) pois guiam a organização ao longo da sua jornada. Permitem decidir o plano estratégico a implementar, permitem ao colaborador saber a razão da existência da empresa e os valores fundamentais segundo os quais é governada e permitem também definir prioridades, alocar recursos e assegurar que todos contribuem para um objetivo comum.
A missão, a visão e os valores são a construção do ser da tua empresa.