Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto, também chamado de Regra dos 80/20 ou ainda Lei dos Poucos Vitais, é uma regra que indica que 80% dos efeitos surgem a partir de 20% das causas. Parece estranho, não é? Mas, como irei explicar-te neste artigo, este fenómeno verifica-se em muitas ocasiões. Vamos então aprofundar este tema.

Esta regra tem o nome do homem que a observou, Vilfredo Pareto, um economista e engenheiro italiano. Ora, Pareto reparou que, na altura, 80% da terra em Itália era detida por apenas 20% da população. Do mesmo modo, desenvolveu o princípio ao observar que no seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. Poderás estar a perguntar, “Mas o que é que as ervilhas têm a ver com o meu negócio?”. Tudo.

É que o Princípio de Pareto tem aplicações económicas, sociais, estatísticas, computacionais e, o que mais nos interessa, em negócios. De notar que esta não é uma lei científica; provém da observação e, por isso, os valores são aproximados e não exatos. Não deixa, contudo, de ser (muito) útil e ilustrativa de situações reais. Vamos a exemplos: 80% das vendas provêm de 20% dos clientes; 80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes; em 2018 nos EUA, as 20% pessoas com maior salário pagaram 80% da receita federal de impostos. 

Seguem agora algumas formas para aplicares este princípio a teu favor:

  • Verifica de onde vêm as tuas vendas, provavelmente existirá uma relação 80/20 a nível de clientes (20% dos clientes representarão cerca de 80% das vendas). Foca-te no desenvolvimento destes clientes (através de estratégias de Marketing) e tenta encontrar clientes semelhantes, pois este é o teu público-alvo. Podes, por exemplo, apresentar diferentes produtos (cross-seling), mas tens de potenciar este grupo
  • Identifica 20% dos produtos que trazem 80% dos resultados. Trabalha neles: melhora-os, promove-os, desenvolve-os. Com a aplicação deste princípio poderás reduzir a gama de produtos, fazer melhor gestão de stock e ganhar economia de escala
  • Procura saber de onde vêm 80% das tuas leads e foca estratégias de Marketing para os 20% canais que te geram esses contactos. Pode ser favorável alocar orçamento de outros canais para este, pois é o que te traz mais resultados
  • Se verificares que 20% dos colaboradores geram 80% dos resultados da empresa, faz sentido procurar o que os torna tão produtivos e, de seguida, agir para capacitar/incentivar os outros colaboradores
  • Prioriza as ações que geram os maiores resultados. Se 80% dos resultados são causa de 20% das tarefas, identifica que tarefas são estas e torna-as a tua prioridade. Assim, realizas a parte do trabalho que irá gerar os maiores resultados primeiro e podes dedicar o tempo restante às outras tarefas, mas sem o risco de negligenciar as mais produtivas
  • Queres focar-te mais no teu trabalho? Se 20% das fontes de distração causam 80% do tempo que passas distraído (o que é provável, basta pensar no telemóvel), ao eliminares estas fontes estarás muito mais tempo focado no trabalho.

Como podes verificar, esta regra tem extensas aplicações. Atenção, contudo, pois não a deves usar cegamente: este princípio não deve ser usado em todos os casos. Reflete e analisa se faz sentido utilizar este princípio na situação em que questão (provavelmente fará) e procura então aplicá-la.